Relatório e Anais do Evento

O I Encontro de Pesquisadores em História da Saúde Mental, promovido peo GT de História da Psicologia da ANPPEP, pelo Programa de Pós-Gradução em Psicologia da UFSC, pelo Departamento de Psicologia da UFSC e pelo Núcleo de Pesquisas em Psicologia Clínica – PSICLIN/UFSC, contou com a participação de 132 pessoas incritas, entre profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-gradução de vários cursos universitários: psicologia, serviço social, história, medicina, enfermagem, sociologia, entre outros.

Tivemos 14 professores e pesquisadores convidados para as conferências e mesas-redondas, sendo 1 professor da Itália, Dr. Ernesto Venturini e 1 professora da Universidade de Buenos Aires, Argentina, Dra.Lucia Rossi, entre outros professores doutores de várias universidades brasileiras.

Foram apresentados no I Encontro: 1 curso pre-encontro, de 8 horas de duração, com os prof. Ernesto Venturini, da Itália e Maria Stella B.Goulart, da UFMG, dirigido para os participantes do evento e para alunos da pós-graduação em psicologia; 1 conferência de abertura, com o Prof. Ernesto Venturini; 5 mesas-redondas, com convidados da Argentina e de várias partes do Brasil; 1 roda de conversa entre os pesquisadores, com a presença de todos os convidados, de onde foi retirada uma agenda para pesquisas e eventos na área.  Tivemos também a apresentação de 54 comunicações orais e 07 posters.

A avaliação da plenária final, com os participantes presentes, avaliou que o objetivo geral do evento: “proporcionar o debate e o intercâmbio de estudos e pesquisas em história da saúde mental, visando fundamentar políticas e ações nesta área”, foi plenamente alcançado. Decidou-se pela continuidade do evento, que deverá ter frequência bianual e será um evento rotativo, organizado por diferentes universidades que participem do GT de História da Psicologia da ANPPEP.

Foi publicado um e-book (ISBN 978-85-64747-01-2), com os anais do evento, contendo os resumos e trabalhos completos das conferências, mesas-redondas, comunicações orais e posters. Estes anais foram disponibilizados em um pen-drive, entregue para todos os participantes, bem como neste site do evento.

Saudações,

A Comissão Organizadora